1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | marte3.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GT7kD |
Repositório | sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.00.07.24 |
Última Atualização | 2019:02.19.18.55.11 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.27.00.07.35 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:03.17.05.29.13 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-3257-TDL/177 |
Rótulo | 5010 |
Chave de Citação | Cardenuto:1984:AnSiSi |
Título | Análise e simulação de um sistema inercial (strapdown) de determinação de atitude auxiliado por estimação adaptativa da deriva |
Título Alternativo | Analysis and simulation of an inertial system (Strapdown) attitude determination aided adaptive estimation of the drift |
Curso | CEA-SPG-INPE-BR |
Ano | 1984 |
Data | 1984-07-31 |
Data de Acesso | 05 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Ciência Espacial) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 133 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 2422 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Cardenuto, Nei Cardoso |
Grupo | CEA-SPG-INPE-BR |
Banca | Moro, João (presidente) Rios Neto, Atair (orientador) Yoneyama, Takashi Schad, Valter Ricardo Montes, Amauri Silva |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2005-07-27 00:07:35 :: administrator -> jefferson :: 2010-11-30 15:32:35 :: jefferson -> viveca@sid.inpe.br :: 2011-11-11 19:46:38 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 1984 2012-11-03 21:56:40 :: administrator -> viveca@sid.inpe.br :: 1984 2013-10-14 17:21:37 :: viveca@sid.inpe.br -> sergio@sid.inpe.br :: 1984 2014-11-20 16:58:24 :: sergio@sid.inpe.br -> administrator :: 1984 2018-06-06 04:22:40 :: administrator -> sergio@sid.inpe.br :: 1984 2019-10-08 18:12:05 :: sergio@sid.inpe.br -> simone :: 1984 2019-10-08 18:12:31 :: simone -> administrator :: 1984 2022-03-17 05:29:13 :: administrator -> :: 1984 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | sistemas inerciais auxiliares determinação de atitude de satélites estimação estocástica de estados sistemas dinâmicos |
Resumo | A determinação de atitude de veículos com sistemas inerciais auxiliados, do tipo "strapdown", consta basicamente de: (a) propagação de atitude utilizando medidas de sensores inerciais; e (b) reinicialização periódica da atitude e de parâmetros de calibração dos sensores inerciais, através da utilização de sensores não-inerciais e respectivos procedimentos de determinação de atitude. Neste trabalho, a partir da análise e simulação de sistemas deste tipo para utilização em satélites, implementa-se e testa-se um procedimento de estimação de atitude e de parâmetros de calibração (erros de medida em girômetros). A partir da adoção de um modelo estocástico para a propagação da atitude utiliza-se o Filtro Estendido de Kalman com procedimento adaptativo de estimação do ruído no estado, num esquema de filtragem direta onde a frequência de filtragem é sensivelmente menor do que a frequência de propagação. Os resultados obtidos pela simulação digital constituem uma qualificação preliminar do procedimento para o caso de determinação de atitude de satélites artificiais. ABSTRACT: The attitude determination of vehicles aided inertial systems, such as strapdown, consists essentially of: (a) propagation of attitude measures using inertial sensors, and (b) periodic reboot attitude and calibration parameters of the sensors inertial by using non-inertial sensors and their attitude determination procedures. In this paper, based on the analysis and simulation of such systems for satellite, we implement and test a procedure for estimating attitude and calibration parameters (measurement errors in gyros). Since the adoption of a stochastic model for the propagation of the attitude we use the extended Kalman filter with adaptive procedure for estimation of noise in the state, a filtering scheme where direct frequency filtering is significantly lower than the frequency spread. The results obtained by computer simulation are a preliminary qualification procedure in the case of attitude determination of artificial satellites. |
Área | CEA |
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Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | publicacao.pdf | 20/11/2014 14:58 | 2.4 MiB | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GT7kD |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GT7kD |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | administrator sergio@sid.inpe.br simone viveca@sid.inpe.br |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.10 |
Detentor dos Direitos | originalauthor yes |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3EU2FR5 8JMKD3MGPCW/46H4E3L |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.01.23.29 2 |
Divulgação | NTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL. |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/banon/2001/04.03.15.36 |
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6. Notas | |
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